MMTGapnet
Europa África do Sul América do Norte América Central & Caribe América do Sul Nacional
Acompanhe:
Categorias
  • Destino x Destino
  • Dvida do Viajante
  • Raio x dos Passeios
  • Roteiro Perfeito em
  • Dicas de Concierge
Vale Europeu: o melhor de Blumenau, Santa Catarina
out/17
09
Compartilhe
  • Enviar para um Amigo
  • Imprimir
Vila Germânica: a sede da Oktoberfest tem alamedas com lojas e restaurantes

Vila Germânica: a sede da Oktoberfest tem alamedas com lojas e restaurantes

Uma das principais cidades catarinenses, Blumenau carrega os traços da colonização alemã no sotaque, na arquitetura, na gastronomia e na paixão pela cerveja. Não é por acaso que a segunda maior Oktoberfest (festa da cerveja) do mundo ocorre na cidade – ela perde apenas para a versão original, de Munique. Pra quem gosta de farra, visitar a cidade em outubro é um privilégio. Mas Blumenau é destino para se conhecer o ano inteiro. Entre no clima com uma caminhada pela região central, principalmente na Rua 15 de Novembro, com fotogênicas construções em estilo enxaimel. Depois, entre tantas atrações, é fácil montar sua programação. Comece pelas compras, visite os museus, experimente a comida típica e feche o dia em grande estilo: numa cervejaria! Veja, a seguir, o que Blumenau tem de melhor:

As boas compras

Blumenau é o lugar perfeito para comprar peças de cristal, entre utilitários (taças, copos, vasos) e peças de decoração com preços mais baixos (como há lojas de fábrica, há até peças com pequenos defeitos e ótimos descontos). Há ao menos dois bons pontos de venda: Cristal Blumenau (Itoupava Norte) e Glas Park (Salto Weissbach). Para renovar o guarda-roupas, invista na loja de fábrica da Hering (que também vende as marcas PUC, Hering Kids e Dzarm). E a Karsten tem ótima oferta de roupas de cama, mesa e banho.

Os museus

Sede da prefeitura: arquitetura alemã no centro da cidade

Sede da prefeitura: arquitetura alemã no centro da cidade

A história da marca, que nasceu na cidade em 1880, é contada na visita interativa ao Museu Hering – na linda construção, tombada pelo patrimônio histórico estadual, há exposição de antigos equipamentos e vídeos com antigos comerciais de TV. No interessante Museu da Família Colonial, instalado em duas construções que pertenceram ao Dr. Blumenau, o fundador da cidade, há mobília, objetos de época da colonização alemã e até um cemitério de gatos. No Museu da Cerveja, no Centro, painéis, equipamentos e fotografias contam a história da produção da bebida.

As cervejarias

Blumenau é a casa da Eisenbahn, uma das melhores cervejarias artesanais do país. Do Bar Estação Eisenbahn, que serve petiscos alemães e as cervejas da marca, você observa toda a movimentação da fábrica. Outras cervejarias da cidade são a Blumenau, a Bierland e a Wunder Bier, todas com bares próprios e visitas guiadas à produção (é preciso agendar).

Bar da Wunder Bier: petiscos alemães e bebidas da marca

Bar da Wunder Bier: petiscos alemães e bebidas da marca

A gastronomia

A cidade tem sabores tão típicos quanto imperdíveis. Não dá pra sair dela sem experimentar, por exemplo, o marreco recheado do Abendbrothaus (que só funciona aos domingos), servido com um purê de maçã inesquecível. Outra especialidade da região é o café colonial – o do Cafehaus Glória tem mais de 40 itens entre pães, bolos, tortas, doces e salgados, frios, patês…

As festas

A Oktoberfest leva o clima de carnaval para a cidade em outubro. A festa acontece nos pavilhões da Vila Germânica – é a réplica de uma vila alemã, com choperias, restaurantes de comida típica e lojas, que pode ser visitada o ano inteiro. No mesmo local, a Sommerfest movimenta a cidade entre janeiro e fevereiro – é a “Oktoberfest de verão”, com apresentações de bandas típicas e muito chope nas noites de quinta e sexta-feira. Em abril, a Stammtisch, na Rua 15 de Novembro, reúne bandas, comida típica e, claro, cerveja.

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.
Comentários Facebook
Comentários Wordpress

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com