MMTGapnet
Europa África do Sul América do Norte América Central & Caribe América do Sul Nacional
Acompanhe:
Categorias
  • Destino x Destino
  • Dvida do Viajante
  • Raio x dos Passeios
  • Roteiro Perfeito em
  • Dicas de Concierge
Vale da Cerveja, em Santa Catarina: as cervejarias de Timbó e Gaspar
nov/17
10
Compartilhe
  • Enviar para um Amigo
  • Imprimir
As cervejas da Borck, de Timbó

As cervejas da Borck, de Timbó

A imigração deixou marcas profundas em toda a região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina. A herança alemã aparece no sotaque, nas festas, na gastronomia e na tradição de fabricar cervejas artesanais. Só em Blumenau, a maior cidade da região, há mais de 100 produtores em atividade. A cidade é o ponto de partida perfeito para um roteiro único pelas cervejarias do Vale – chamado, não por acaso, de “Vale da Cerveja”. Veja, a seguir, quais são as principais fábricas das vizinhas Timbó, a 30 km, e Gaspar, a 20 km:

Timbó

O nome da Berghain Cervejaria faz referência a uma casa noturna de Berlim, na Alemanha – a palavra Berghain deriva da união das palavras Kretzberg e Friedrichshain, nomes dos bairros que limitavam a Alemanha Oriental e a Ocidental antes da queda do muro de Berlim, em 1989. Produz três tipos de cervejas – Pilsen, Weiss e Bitter –, que podem ser degustadas no chamado Tour Cervejeiro, aos sábados (é preciso agendar).

Seis tipos de cerveja saem da linha de produção da Blauer Berg: Pils, Witbier, Pale Ale, Ipa, Taschenmesser e a premiada Head Space (a Belgian Dark Strong Ale, com 9% de graduação alcoólica, foi medalha de prata no Australian International Beer Awards, e medalha de bronze na Copa Cervezas de América GCA, no Chile, ambos em 2017). Visitas agendadas.

Em 1995, Brunhard Borck abandonou sua vida de bancário para fundar a microcervejaria Borck, em Timbó. Ele realizou seu sonho em 1996, após muitas visitas a cervejarias da Europa – e com equipamentos importados da Hungria. Com mais de 20 anos de história, a Borck produz bebias dos tipos Red Lager, Pilsen, Malzbier, Weizenbier e Ipa. Visitas agendadas.

Gaspar

Fachada da Das Bier: atração de Gaspar

Fachada da Das Bier: atração de Gaspar

A linda paisagem do Vale é uma atração à parte para quem visita a cervejaria Das Bier, em Gaspar. Familiar, a empresa nasceu para abastecer atrações turísticas da cidade – como as lagoas da Schmitt Pesca & Lazer, que existem até hoje. São 12 tipos de chope e 10 cervejas, que você experimenta na visita à fábrica (só com agendamento), no bar da marca em Blumenau (no Shopping Park Europeu) e na choperia própria, em Balneário Camboriú.

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.
Comentários Facebook
Comentários Wordpress

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com