MMTGapnet
Europa África do Sul América do Norte América Central & Caribe América do Sul Nacional
Acompanhe:
Categorias
  • Destino x Destino
  • Dvida do Viajante
  • Raio x dos Passeios
  • Roteiro Perfeito em
  • Dicas de Concierge
Uma tarde perfeita em Santorini
jan/13
25
Compartilhe
  • Enviar para um Amigo
  • Imprimir

Incrível pensar que foi a explosão de um vulcão a responsável por um dos cenários mais encantadores das ilhas gregas. Santorini, uma das ilhas chamadas de Cíclades, no Mar Egeu, foi construída em degraus, sobre as paredes em penhasco que delimitam a cratera do tal vulcão – também chamado Santorini.
Equilibram-se nestas encostas as icônicas casinhas caiadas de branco, igrejas com cúpulas azuis, moinhos, hotéis em edificações feitas em cavernas, ruínas de um castelo, tavernas simples e charmosas, buganvílias cor de rosa. Só este cenário já é suficiente para fazer desta ilha uma das mais cobiçadas e mais românticas do mundo – ainda que as suas faixas de areia sejam menos proveitosas que as de ilhas Cíclades vizinhas, como Ios ou Mykonos.

Alguma dúvida? Então esteja lá no pôr do sol, depois de uma tarde de sonho entre as duas principais vilas da ilha. O que fazer nesse período, nós sugerimos aqui.

 

13h – Frutos do mar fresquíssimos

Fira é a vila mais importante de Santorini. Onde fervilha o comércio e onde se concentram os hotéis e restaurantes. É também onde estão as atrações históricas da ilha. Antes de começar a bater perna, escolha um restaurante e faça uma legítima refeição grega. Um dos estabelecimentos mais tradicionais, disputado por locais e forasteiros, é o Taverna Nikolas. São apenas oito mesas e um ambiente sem afetações. Polvo grelhado, camarões ao vinagrete e lula recheada com queijo estão entre as delícias do cardápio.

Outro lugar de boa fama é o Archipelagos, que ocupa uma construção de 1860.  Tem uma vista estonteante para a cratera e para o Mar Egeu.

 

14h30 – Rota arqueológica

Uma vez degustadas as delícias gregas (sempre com muito azeite de oliva), é legal seguir caminho provando um pouco da cultura local. O museu arqueológico de Fira é um retorno à Antiguidade. Ali estão expostos objetos encontrados em escavações feitas na ilha, além de esculturas dos períodos Helênico e Bizantino.

 

15h30 – No macio azul do mar
Depois de conferir o burburinho de Fira, siga para a vila mais charmosa de Santorini, quem sabe até de toda a Grécia: Oia (se diz “Ia”), no norte da ilha. Lá, será preciso descer uma escadaria de mais de 200 degraus para chegar à Baía de Ammoudi, uma vila de pescadores que é sinônimo de relax absoluto.
Nada melhor ali do que reservar algumas horas para não fazer nada e contemplar a paisagem. Sente-se em uma das tavernas e peça uma cerveja, um suco, qualquer pretexto. Se já estiver com fome de novo, uma porção de peixe ou outros frutos do mar fresquinhos vai bem. Perto do fim da tarde, encare a subida de volta com suas próprias pernas, ou suba no lombo de um burro, o único “táxi” disponível por essas bandas de Santorini.

 

17h30 – Pôr do sol uau

A parada perfeita no fim do dia é indiscutível: o castelo da vila de Oia. Ali acontece o pôr do sol mais poético que se pode imaginar. A foto que você certamente já viu em alguma publicação de viagem estará diante dos seus olhos: igrejinhas com as cúpulas pintadas de azul, casas caiadas de branco, flores escoradas nas paredes, a cratera do vulcão e o mar Egeu – tudo isso tingido de dourado pelo sol que aos poucos se esconde na água. Impossível não suspirar.

Depois do espetáculo, aproveite o sossego da vila para dar uma voltinha por suas ruas estreitas, entrar em pequenos ateliês e lojinhas antes de eleger um entre os restaurantes tão intimistas à disposição, ideais para o jantar. Só não se esqueça de pedir uma garrafa de vinho branco da casa – produzido nas vinícolas de Santorini.

 

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.

 

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.
Comentários Facebook
Comentários Wordpress

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com