MMTGapnet
Europa África do Sul América do Norte América Central & Caribe América do Sul Nacional
Acompanhe:
Categorias
  • Destino x Destino
  • Dvida do Viajante
  • Raio x dos Passeios
  • Roteiro Perfeito em
  • Dicas de Concierge
Uma tarde perfeita em Aix-en-Provence
mai/17
12
Compartilhe
  • Enviar para um Amigo
  • Imprimir
Aix-en-Provence: a doce atmosfera na “capital” da Provence

Aix-en-Provence: a doce atmosfera na “capital” da Provence

Com seus infinitos campos de lavanda e clima bucólico, a região conhecida como Provence, no sul da França, foi a musa inspiradora de inúmeros pintores e escritores. Para desbravar este pedaço encantador, a cidade de Aix-en-Provence costuma ser uma das bases favoritas dos visitantes. E não é apenas por sua localização geográfica (que facilita os deslocamentos): terra do pintor impressionista Paul Cézanne, Aix combina os ares de cidade do interior com o animado clima universitário, e o charme de suas várias construções históricas com o toque aristocrático de seus casarões. Com cerca de 150 mil moradores (boa parte deles, estudantes), a cidade concentra 150 monumentos classificados como patrimônio da França. Perder-se por seus bulevares arborizados, cafés charmosos e jardins bem-cuidados é um programa delicioso que pode ser feito a pé durante uma tarde – o segredo é não ter pressa. Veja a nossa sugestão de roteiro:

12h – Dia de feira

Corra para aproveitar a feira ao ar livre, uma das marcas registradas de Aix. Ela acontece toda terça, quinta e sábado, das 8h às 13h, na Place des Prêcheurs, e é dividida por especialidades (alimentos, flores, tecidos e artesanato). Ou então opte pelo mercado provençal a céu aberto da Praça Richelme (diariamente), lugar para provar produtos regionais como embutidos de carne de asno e de javali, vinhos, queijos, frutas e, claro, os imperdíveis calissons (biscoitinhos típicos da região, feitos com mel, frutas e amêndoas).

13h30 – Para flanar sem pressa

A avenida Cours Mirabeu, margeada por plátanos, perfeita para flanar

O melhor jeito de entender a cidade é partindo da Fontaine de la Rotonde, maior fonte do centrinho e seu famoso cartão-postal. Com a representação de três figuras femininas, a construção marca a entrada de Aix desde que as muralhas que lhe cercavam foram derrubadas. De lá, siga pela Cours Mirabeau, que se abre em um gostoso bulevar margeado por plátanos. Flane com calma pela rua, observando seus casarões aristocráticos do século 17 e suas fontes cobertas de musgo. Se quiser fazer uma parada, o Cafe les Deux Garçons, de 1840, já recebeu em seu salão nomes como Cézanne, Picasso e Edith Piaf, entre outros. Prefira as mesinhas ao ar livre e observe o movimento.

15h – Construções históricas e um pouco de arte

Place Cardeurs: animada por diversos bares e restaurantes

Place Cardeurs: animada por diversos bares e restaurantes

Ao fim da Cours Mirabeau, quem segue pela esquerda passa por diversos pontos turísticos da cidade. Admire a bela fachada do Hôtel de Ville, a prefeitura e a famosa torre do relógio. Andando mais um pouco, chega-se à Place des Cardeurs, repleta de bares e restaurantes. Quem segue pela direita pode conhecer o Caumont Centre d’Art , um centro de arte aberto em 2015 dentro de um casarão do século 18. O lugar recebe interessantes exposições temporárias – o prédio em si já vale a visita.

16h – Fim de tarde bucólico

O museu e os jardins impecáveis do Pavillon Vendôme

O museu e os jardins impecáveis do Pavillon Vendôme

Para aproveitar as últimas horas de sol, deixe o centro histórico e vá para o Pavillon Vendôme, um verdadeiro refúgio de tranquilidade. O jardim impressiona por seus canteiros extremamente bem-cuidados, com arbustos sempre podados, flores viçosas durante o ano todo e grama verdinha. Dá para observar o passar horas sentado em seus bancos, à sombra dos plátanos, mas o lugar ainda tem outras atrações, como o belo casarão que abriga um museu com coleções dos séculos 17 e 18.

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.
Comentários Facebook
Comentários Wordpress

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com