MMTGapnet
Europa África do Sul América do Norte América Central & Caribe América do Sul Nacional
Acompanhe:
Categorias
  • Destino x Destino
  • Dvida do Viajante
  • Raio x dos Passeios
  • Roteiro Perfeito em
  • Dicas de Concierge
Um dia perfeito em Recife e Olinda
abr/12
12
Compartilhe
  • Enviar para um Amigo
  • Imprimir

Recife e Olinda têm atrativos de sobra para preencher a agenda do viajante: seja para quem está a caminho das belas praias do litoral pernambucano, seja para gente interessada na história e na efervescente vida cultural das duas cidades. Há os cinco dias de frevo no Carnaval, a Mostra Internacional de Música em Olinda (em setembro), a Festa Literária Internacional de Pernambuco (em novembro)… E, em qualquer época do ano, há o burburinho de bares e restaurantes, as construções históricas, a cena musical, a orla – que tornam difícil escolher o que fazer primeiro. Na dúvida, siga nosso roteiro.

9h: Caminhada no calçadão de Boa Viagem

A praia de Boa Viagem, na parte nova do Recife, concentra boa parte da hotelaria. Vale começar o dia com uma caminhada – ou pedalada – na orla, com calçadão e ciclovia de 9 km de extensão. O trecho mais movimentado da praia fica em frente ao Edifício Acaiaca, na altura do número 3200 da avenida Boa Viagem. Ainda no bairro, dê uma passadinha na Casa dos Frios para comprar seu tradicional bolo de rolo (rocambole de massa finíssima com recheio de goiabada).

10h30: Um tour pelo centro

Explore o lado antigo do Recife. O passeio pode começar no Mercado de São José, instalado em um prédio de 1875, no bairro de mesmo nome. Aproveite a variedade de produtos das barraquinhas: há castanha de caju, farinha, queijos. Depois, rume para Santo Antonio, o bairro vizinho. No Pátio de São Pedro dos Clérigos fica uma catedral barroca do século 18 com madeiras esculpidas por entalhadores que vieram de Lisboa. No mesmo endereço, estão os memoriais de Chico Science e Luiz Gonzaga, imperdíveis para quem quer aprender mais sobre a rica cultura musical da cidade.

13h: Almoço na capital

Recife é um polo gastronômico, com boas mesas de diferentes especialidades. A herança dos colonizadores portugueses está representada em restaurantes como o clássico Leite, fundado em 1882. Para saborear receitas peruanas com influências nipônicas, siga ao Chiwake. Já o endereço da cozinha sertaneja é o Entre Amigos – o Bode, em Boa Viagem, que serve até paella de bode.

15h: No centro histórico de Olinda

A apenas 20 minutos de carro do centro do Recife, Olinda é passeio obrigatório mesmo para quem fica um só dia na capital pernambucana. Comece na rua do Amparo, onde se concentra o comércio. Depois de espiar as lojinhas e ateliês da estreita rua de paralelepípedos, é hora de bater perna pelas ladeiras. Pare na Basílica de São Bento, do século 16, para admirar o altar entalhado em madeira e todo coberto de ouro. O Convento de São Francisco é outro ponto imperdível, com quatro capelas e impressionantes painéis de azulejos. A melhor foto? Do pôr do sol no mirante do Alto da Sé, enquadrando os telhados coloniais, as palmeiras, o mar e os prédios do Recife. O elevador panorâmico é novinho em folha: foi inaugurado em 2011.

20h: Jantar com vista

Conforme a tarde cai, a paisagem ganha outros tons, e convida a um jantar com vista panorâmica. Em Olinda, um bonde leva os clientes ladeira acima até o salão envidraçado do Beijupirá, dos mesmos donos da famosa casa de Porto de Galinhas. No menu, destaque para frutos do mar e peixes com molhos marcantes – como o beijucanela, um filé de pescada amarela grelhado com canela e temperos indianos, banana flambada e coco ralado, servido com arroz de curry e molho de tamarindo. Outra pedida com bela vista é o Oficina do Sabor: o camarão na moranga é o carro-chefe.

22h: Fim de noite musical

Se for final de semana, escolha entre os bares do centro histórico de Olinda, como o emblemático Bodega de Veio. Às sextas-feiras, um grupo de seresteiros parte das praças de São Pedro ou do Carmo cantando e tocando violão, seguidos por um empolgado cortejo de locais e turistas. No Recife, um dos bares mais movimentados é o Central, que tem chope gelado e comidinhas saborosas como o arrumadinho de
charque. Já para testemunhar o ensaio das nações de maracatu ou o som de novas bandas da cena musical recifense, o endereço é a Rua da Moeda, no Recife Antigo – vale também conferir a programação cultural da cidade.

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.
Comentários Facebook
Comentários Wordpress
Uma resposta a Um dia perfeito em Recife e Olinda
  1. Jaclyn disse:

    Tochduown! That’s a really cool way of putting it!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com