MMTGapnet
Europa África do Sul América do Norte América Central & Caribe América do Sul Nacional
Acompanhe:
Categorias
  • Destino x Destino
  • Dvida do Viajante
  • Raio x dos Passeios
  • Roteiro Perfeito em
  • Dicas de Concierge
Raio-X dos passeios: Ouro Preto
abr/15
20
Compartilhe
  • Enviar para um Amigo
  • Imprimir

As ladeiras de Ouro Preto

A 95 quilômetros de Belo Horizonte, Ouro Preto é  uma das cidades históricas mais célebres e bem conservadas do Brasil. Com mais de 300 anos de história, a mineirinha se espalha por ladeiras vertiginosas de paralelepípedos que revelam igrejas barrocas recheadas de obras de arte e adornos de ouro – afinal, a busca pelo precioso metal no interior de Minas Gerais está diretamente relacionada à história e à riqueza local. No Centro Histórico, placas entregam onde viveram algumas figuras importantes da Inconfidência Mineira e da historia brasileira.  Veja quais são os principais passeios para se fazer em Ouro Preto.

 

Centro Histórico

Você exercitará as pernas e o fôlego para subir e descer pelas ladeiras de Ouro Preto. Relativamente compacta, a parte antiga da cidade pode (e deve) ser percorrida a pé, sem pressa. Visitar igrejas é um programa obrigatório, mesmo para quem não é religioso. Juntas, elas formam o maior conjunto arquitetônico barroco do Brasil. Uma das mais imponentes é a de São Francisco de Assis (Largo de Coimbra), projeto de Aleijadinho (o escultor e arquiteto Antônio Francisco Lisboa, que tem obras espalhadas por toda a cidade). Também é essencial a visita à Nossa Senhora do Pilar (Praça Monsenhor Castilho Barbosa), uma das mais ricas e recheadas de ouro.

 

Museu da Inconfidência

Se você tiver que escolher um só museu de Ouro Preto para visitar, este é uma boa aposta. Instalado na Casa da Câmara, um dos edifícios mais marcantes do Centro Histórico, ele é fundamental para entender a história da cidade, da Inconfidência Mineira (movimento pela independência do Brasil, que levou Tiradentes à forca) e do país. A instituição reúne mais de 4 mil peças que reconstituem a vida na cidade nos séculos 18 e 19, além de muitas obras de arte.

 

Minas e ouro

Fachada da igreja São Francisco de Assis

A atividade mineradora na região teve seu apogeu nos séculos 17 e 18. Desativadas, algumas minas de ouro podem ser visitadas. Uma delas é a Mina de Santa Rita, onde é possível ter uma ideia de como era a vida dos escravos através de um passeio guiado.

 

 

 

 

 

Casa de Artes Ouro Preto

Detalhes da arquitetura barroca

Ouro Preto respira arte. Uma das delícias na cidade é percorrer galerias e ateliês. Fundada pelo artista Tuca Parma, esta grande galeria reúne o trabalho de vários artistas locais, expondo pinturas, esculturas, batik e artesanato.

 

 

 

 

 

Passeio de Maria-Fumaça até Mariana

A viagem de 18 km (cerca de uma hora) é um dos programas clássicos da região. O caminho atravessa cachoeiras, montanhas e cânions. A maria-fumaça só entra em ação às sextas-feiras e sábados (10h e 14h30), e domingos (10h, 13h30 e 16h30). Reserve algumas horas para passear por Mariana, outra graciosa cidade histórica mineira.

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.
Comentários Facebook
Comentários Wordpress
12 respostas a Raio-X dos passeios: Ouro Preto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com