MMTGapnet
Europa África do Sul América do Norte América Central & Caribe América do Sul Nacional
Acompanhe:
Categorias
  • Destino x Destino
  • Dvida do Viajante
  • Raio x dos Passeios
  • Roteiro Perfeito em
  • Dicas de Concierge
Raio X dos passeios: Capadócia
out/12
23
Compartilhe
  • Enviar para um Amigo
  • Imprimir

Suspirando pelas paisagens surreais das primeiras cenas da nova novela da Rede Globo, Salve Jorge? São da Capadócia, região exótica no centro da Turquia, conhecida por seu “mar” de rochas, a perder de vista, que mais parecem crateras lunares. Na trama escrita por Gloria Perez, o time de atores Nanda Costa, Rodrigo Lombardi, Cléo Pires, Domingos Montagner e Tiago Abravanel contracena nos lugares mais cobiçados pelos viajantes na região: num passeio de balão e em hotéis, lojas e restaurantes que funcionam em cavernas esculpidas parte pelo vento, parte pelo homem.

Conheça as principais atrações da Capadócia, a terra de São Jorge, a seguir.
Para saber mais sobre a Turquia, veja os posts anteriores aqui e aqui.

Passeio de balão

É, talvez, o mais famoso trajeto de balão do mundo. É obrigatório para quem visita a região, independentemente de idade, coragem ou condicionamento físico – acredite: a parte mais difícil dele é acordar às 4 da manhã, para embarcar na van que leva do hotel ao campo de decolagem. Medo de voar? Não há motivo. O balão é superseguro e só decola em condições favoráveis de vento e clima.

Tudo começa, na chegada ao campo, com um café da manhã reforçado, em volta de uma fogueira, para espantar o frio das madrugadas no clima semidesértico da Capadócia. Depois que as equipes preparam os balões, cerca de 70 deles decolam mais ou menos juntos, 300 dias por ano, sobre uma planície de formações rochosas inacreditáveis. A paisagem é realmente única no mundo. O voo é suave, sem solavancos, e dura 60 ou 90 minutos.

Quem não quer acordar tão cedo para pegar os balões das 5h, pode ir na segunda turma, das 8h. Nesse caso, o nascer do sol entre as colinas ficará de fora do pacote. Na madrugada, há também mais balões no ar, voando ao mesmo tempo, o que rende as fotos mais perfeitas, com dezenas de gotas coloridas pairando no horizonte.

Museu a Céu Aberto

Göreme, uma das vilas que serve de base para visitar a região, é também um parque nacional tombado pela Unesco. Sua história remete ao século 4, quando cristãos se refugiaram ali para escapar da invasão árabe na Turquia. Eles construíram templos e residências escavadas nas rochas da Capadócia, dentro de morros de, em média, 40 metros de altura.

O resultado é uma paisagem com perfeita harmonia entre o natural – moldada pelo vento e pelas oscilações de temperatura – e o cultural – moldada pelas mãos dos homens. As igrejas, capelas e mosteiros de sua principal atração, o Museu a Céu Aberto de Göreme, a cerca de 1 km do centro da vila, merecem uma visita de pelo menos meio dia.

Os templos são conectados e facilmente acessíveis por caminhos de paralelepípedo. A Igreja Escura, ou Karanlik, quase não recebe luz do exterior e é considerada uma das mais bonitas da Capadócia, graças ao seu acervo de afrescos bizantinos. Para fazer um tour virtual, clique aqui.

Cidade subterrânea de Derinkuyu

Os oito níveis desse complexo subterrâneo redescoberto nos anos 1960 foram ocupados por 10 mil pessoas nos primeiros séculos depois de Cristo. O visitante desce a mais de 60 metros de profundidade para conhecer o que no passado foram templos, armazéns, estábulos, dutos de ventilação e sistemas que permitiam dissipar a fumaça das cozinhas, sem dar pista de que havia uma cidade toda ali embaixo.

Derinkuyu ainda se conecta a outra cidade subterrânea (são mais de 30 já mapeadas na Turquia), Kaymaklli, por 8 quilômetros de túneis. Fica a 40 quilômetros – ou 30 minutos de carro – do centro de Göreme.

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.
Comentários Facebook
Comentários Wordpress

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com