MMTGapnet
Europa África do Sul América do Norte América Central & Caribe América do Sul Nacional
Acompanhe:
Categorias
  • Destino x Destino
  • Dvida do Viajante
  • Raio x dos Passeios
  • Roteiro Perfeito em
  • Dicas de Concierge
O que é preciso saber para viajar de motorhome
dez/15
21
Compartilhe
  • Enviar para um Amigo
  • Imprimir

Viajar com a casa sobre quatro rodas é sinônimo de liberdade

Viajar com uma casa sobre quatro rodas não só é uma experiência memorável e divertida: pode ser, também, um jeito prático de conhecer certos destinos. Tendo acomodação, transporte e um espaço para estocar e preparar alimentos no mesmo lugar, você está equipado para circular por lugares onde não há hotéis (parques nacionais, por exemplo), com muito mais conforto do que uma barraca de camping pode proporcionar. Outra vantagem é poder passar por vários destinos sem o inconveniente de arrumar e desarrumar malas, ou a preocupação de fazer reservas antecipadas.

Em geral, as exigências para dirigir um motorhome no exterior são exatamente as mesmas em relação ao aluguel de um carro – a menos que o modelo escolhido comporte mais de oito pessoas, ou seja, seja praticamente do tamanho de um ônibus. Basta apresentar a carteira de habilitação brasileira da categoria B e, em alguns países (como a Austrália, a África do Sul e certos lugares dos Estados Unidos), também a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Se mais de uma pessoa for dirigir, é preciso incluir o nome dela no contrato de locação por exigência do seguro (se um acidente acontecer enquanto alguém não autorizado estiver ao volante, o seguro não cobre os danos). Algumas locadoras cobram uma taxa extra para motorista adicional.

Os campings oferecem infraestrutura para abastecer de água e recarregar os equipamentos eletrônicos do veículo

Dirigir um motorhome não é tão fácil como dirigir um automóvel de passeio. Os modelos mais incrementados chegam a ter o tamanho de um micro-ônibus e, em qualquer caso, o veículo é bem mais pesado do que um carro normal. É preciso ter habilidade para manobrá-lo, principalmente em ruas estreitas. Por isso, é recomendável que o motorista seja experiente. Não à toa, algumas locadoras cobram taxas extras para motoristas de menos de 25 anos de idade.  Vale saber, também, que quando o motorhome está em movimento, os passageiros precisam usar cinto de segurança e todos os objetos devem estar guardados e bem fixados.

Ou seja, não é possível cozinhar ou arrumar a “casa” enquanto viaja.

Cada país ou região tem uma lei específica para o estacionamento de motorhomes em lugares públicos. Antes de montar o acampamento em algum lugar, informe-se sobre as regras locais. O mais comum é passar a noite em algum camping, que de preferência tenha vagas equipadas com torneira (para recarregar o tanque de água que abastece o banheiro e a cozinha) e bateria (que mantém a luz interna e os eletrodomésticos). Normalmente, é preciso fazer isso diariamente. O fogão costuma ser abastecido com gás propano, à venda nos postos de combustível na beira da estrada. Em países como o Canadá, a Austrália e a Nova Zelândia, entre outros, alguns campings são verdadeiros resorts, com piscina e grandes áreas de lazer. Mas há lugares que se parecem com um simples estacionamento… Assim como a infraestrutura, o preço também varia bastante.

Quanto maior, mais incrementado costuma ser o motorhome

Em geral, quanto maior o motorhome, mais confortos ele oferece. Os modelos compactos comportam três passageiros e têm espaços muito reduzidos na cozinha e no banheiro (alguns modelos supereconômicos, os campervan, não têm banheiro). Os modelos standard têm capacidade para quatro pessoas e contam com uma cozinha/sala de jantar bem mais espaçosa. Os grandes podem levar até sete pessoas, e oferecem muito mais espaço interno. Os mais incrementados costumam ser equipados com televisão, geladeira grande, forno “de verdade”, acessórios para usar no exterior (mesa, cadeira, toldo etc), entre outros pequenos upgrades.

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.
Comentários Facebook
Comentários Wordpress

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com