MMTGapnet
Europa África do Sul América do Norte América Central & Caribe América do Sul Nacional
Acompanhe:
Categorias
  • Destino x Destino
  • Dvida do Viajante
  • Raio x dos Passeios
  • Roteiro Perfeito em
  • Dicas de Concierge
Nova York ou San Francisco?
jan/13
16
Compartilhe
  • Enviar para um Amigo
  • Imprimir

Foi em 1876 a primeira vez que um trem expresso cruzou o território americano saindo de Nova York, na costa Atlântica, rumo a San Francisco, na costa do Pacífico. Para cobrir os quase cinco mil quilômetros que separam as duas cidades mais fascinantes dos Estados Unidos, foram 83 horas de viagem. Hoje, o mesmo percurso, de avião, é cumprido em cerca de quatro horas – e um novo trem continua fazendo o trajeto, agora em quatro dias.

Mas pouca gente vai às duas cidades numa mesma viagem. Normalmente, a dúvida cruel é: vou a Nova York ou a San Francisco? À costa leste ou à costa oeste? Ao ritmo frenético de Manhattan ou ao clima paz-e-amor de uma Califórnia ao mesmo tempo ecológica e ultratecnológica?

Para muitos, San Francisco e Nova York podem ser vistas como opostos de um mesmo país. San Francisco é uma das cidades mais sustentáveis das Américas, super cool, democrática e tolerante. A partir de lá, causas como a dos cicloativistas e dos gays ganharam força e escala mundial. Ela tem a beleza da ponte Golden Gate, dos bondinhos descendo e subindo ladeiras, e a vantagem de ser uma metrópole desenvolvida com menos de 1 milhão de habitantes.
Já Nova York é o centro financeiro global, berço de grifes poderosas do mundo da moda, de musicais que o mundo todo copia. Tem aquele skyline ultrafotografado, o magnífico Central Park, e o corre-corre de 8,2 milhões de pessoas caminhando, pegando táxis, buzinando, andando de metrô, pra cima e pra baixo.

São dois destinos apaixonantes, que todo mundo quer visitar ao menos uma vez na vida. Mas, para ajudar na escolha da próxima viagem, lá vai nosso comparativo.

Atrações

San Francisco tem seus clássicos: a gigante Golden Gate, as curvas da Lombard Street, as casinhas em estilo vitoriano, uma das Chinatowns mais interessantes do mundo, a área portuária de Fisherman’s Wharf, com sua imbatível sopa de mariscos. Aproveite essas atrações ao ar livre e preste atenção no que acontece espontaneamente pelas ruas da cidade: uma manifestação em prol de alguma causa, um show de indie rock, uma performance psicodélica, ou quem sabe uma feira de troca de mercadorias.

 

Em Nova York, os cartões postais são mais famosos: a Estátua da Liberdade, o Empire State Building, a esquina frenética de Times Square, por exemplo, coração do bairro dos teatros da Broadway. Tem ainda o Central Park, sempre um passeio para encher os olhos – embora o parque do momento na cidade seja o High Line Park, construído sobre velhas linhas férreas, suspensas, que cortam o Meatpacking District.

A Big Apple, porém, é mais completa em atrações indoor, como os museus MoMA, de arte moderna, Metropolitan, e de História Natural.

Leia aqui outro post sobre passeios de Nova York.

Compras

Como qualquer cidade americana, San Francisco tem seus outlets e as principais lojas de departamento dos Estados Unidos. Para achar as grifes mais conhecidas, ultra caras ou acessíveis, o endereço é a Union Square – região forte também em restaurantes, galerias e hotéis. Para se divertir comprando coisinhas e coisonas inusitadas, tudo importado, não perca um passeio por Chinatown. Os looks mais malucos você pode encontrar na Haight Street, o QG hippie da cidade.

Já Nova York é aquele mundo da série Sex and the City: consumismo e tendência são seu nome do meio. As grifes mais poderosas ficam na região da Madison Avenue. Para redes mais democráticas, e também lojas descoladas, o SoHo e seus arredores – Nolita, Noho e a avenida Bowery – são o destino obrigatório. Meatpacking District é também um ótimo lugar para gastar além da conta (ou não).

Gastronomia
Tanto San Francisco como Nova York estão entre os melhores destinos gourmet do mundo. Sabores exóticos, restaurantes de chefs-estrela, comidas de rua imbatíveis, tem de tudo, tanto cá como lá.

Então como saber escolher as melhores refeições pra você? Os sites oficiais das duas cidades são bons para se informar sobre os festivais mais importantes. Como o Restaurant Week de Nova York, com próxima edição entre 14 de janeiro e 8 de fevereiro de 2013. Ou o Dine About Tow, de San Francisco, com a mesma proposta de menus a preço fixo, baratinhos, em restaurantes da cidade – de 15 a 31 de janeiro de 2013 acontece a próxima.

Para saber dos restaurantes do momento, o melhor é consultar revistas locais como a New York Magazine, a Time Out NY ou Time Out San Francisco.

 

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.
Comentários Facebook
Comentários Wordpress

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com