MMTGapnet
Europa África do Sul América do Norte América Central & Caribe América do Sul Nacional
Acompanhe:
Categorias
  • Destino x Destino
  • Dvida do Viajante
  • Raio x dos Passeios
  • Roteiro Perfeito em
  • Dicas de Concierge
Istambul ou Capadócia?
set/12
14
Compartilhe
  • Enviar para um Amigo
  • Imprimir

Em breve, muito mais brasileiros escolherão a Turquia como destino das férias. O motivo? A próxima novela das 9 da Globo, Salve Jorge, de Glória Perez, terá cenas gravadas no país que se divide entre o Oriente e o Ocidente. Para facilitar, a Turkish Airlines tem voos diretos desde São Paulo e brasileiros não precisam de visto. Embora a capital do país seja Ancara, os destinos turcos mais fortes são a cidade de Istambul, a noroeste, e a região da Capadócia, bem no centro do país. A primeira, antiga Constantinopla e capital do império romano no Oriente, é uma metrópole com mais de 16 milhões de habitantes, em que tradições seculares convivem sem crise com os confortos e conceitos do mundo moderno. A segunda é um cenário natural único no mundo, com rochas esculpidas pelas intempéries e pelas mãos do homem. As duas estão separadas por 700 quilômetros (1h30 de voo ou 12 horas de ônibus) e podem, ou não, ser visitadas na mesma viagem. Confira aqui se vale a pena fazer o combinado ou eleger a cara da Turquia que mais tem a ver com você: a cosmopolita ou a natural.

Atrações

Sultanahmet é o bairro de Istambul que concentra os passeios históricos – um resumo da antiga Constantinopla, com construções arquitetônicas de diferentes estilos erguidas há mais de mil anos. As principais atrações são a Basílica de Santa Sofia e a Mesquita Azul, uma ao lado da outra, representantes do poder que tanto cristãos quanto muçulmanos exerceram sobre a cidade. Ficam também em Istambul o maior mercado coberto do mundo, o Grande Bazar, com 5 mil lojas, e palacetes luxuosos de sultões otomanos. Nas pausas entre um passeio e outro, a graça é se sentar em um bar ou restaurante com mesas na calçada para apreciar o movimento: há muita gente (de todos os tipos, de mulheres com a cabeça coberta por lenço a outras de mini-saia) e congestionamentos consideráveis.

Já na Capadócia, o programa imperdível é madrugar para ver a região a bordo de um balão durante o nascer do sol. O cenário lunar se estende pela planície, com rochas de formatos inacreditáveis (podem lembrar cogumelos, gotas e o que mais sua imaginação quiser). Com os pés no chão, também há o que curtir: as rochas molinhas, de origem vulcânica, foram escavadas por cristãos que viviam ali entre os séculos 4 e 11, criando igrejas, residências e complexos subterrâneos. O Museu Aberto de Göreme, com mais de 30 igrejas, e a cidade Derinkuyu, com oito andares sob a terra, são imperdíveis.

Hospedagem

Istambul tem hotéis de rede de peso, como o W, o Witt e o Four Seasons, além de opções de todos os níveis para quem quer gastar menos. Sultanahmet reúne as acomodações mais básicas e também novos hotéis boutique.

Na Capadócia, hospedar-se em um hotel escavado na rocha faz parte da experiência, e é preciso escolher entre uma das cidades-base. Göreme fica mais perto das grandes atrações, tem vida noturna mais animada e atrai um público jovem e mochileiro, mas é menos charmosa. Ürgup é ideal para aqueles que procuram sossego e esperam mais contato com a gente local, mas é mais cara.

Gastronomia

Um kebab na rua ou um restaurante gourmet? Em Istambul, há de tudo. A região de Kumkapi reúne as melhores opções de frutos do mar, ao passo que o bairro de Topkapi é o lugar para experimentar a tradicional cozinha otomana (uma das receitas clássicas é a berinjela recheada com carne moída). Entre os restaurantes contemporâneos, se destacam o 360 (com vista para o Estreito de Bósforo) e o Mimollet, dono de uma estrela no guia Michelin.

É certo que se vai à Capadócia mais para andar de balão do que para comer bem. Aqui, a pedida é escolher um restaurante de hotel ou, em Göreme, eleger o mediterrâneo A’laturca, que serve café da manhã, almoço e jantar. Não deixe de experimentar o vinho produzido na região.

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.
Comentários Facebook
Comentários Wordpress

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com