MMTGapnet
Europa África do Sul América do Norte América Central & Caribe América do Sul Nacional
Acompanhe:
Categorias
  • Destino x Destino
  • Dvida do Viajante
  • Raio x dos Passeios
  • Roteiro Perfeito em
  • Dicas de Concierge
Fim de semana no Rio de Janeiro: um delicioso passeio pela Zona Oeste
nov/17
22
Compartilhe
  • Enviar para um Amigo
  • Imprimir
Casa do Pontal: ótimo acervo de arte popular

Casa do Pontal: ótimo acervo de arte popular

Ipanema e Copacabana, quase todo mundo já conhece. O Cristo e o Pão de Açúcar, também. As Olimpíadas de 2016 transformaram a região portuária, no Centro, que ganhou atrações de peso como o novo Boulevard, o aquário AquaRio e o badalado Museu do Amanhã. Na lista das melhores atrações do Rio, que parece interminável, aparecem também outros museus imperdíveis (como o de Arte, o Histórico Nacional e o da República), o excelente Jardim Botânico, a Fundação Eva Klabin… O Rio pulsa entre o Centro e a Zona Sul, sua área mais turística– mas isso não quer dizer que quem visita a cidade deve concentrar sua programação ali. Aposte, sem medo de errar, num passeio pela Zona Oeste: no roteiro, um impressionante centro cultural, um museu de arte popular, um sítio histórico e uma praia perfeita.

Cidade das Artes

Cidade das Artes: intensa programação cultural

Cidade das Artes: intensa programação cultural

O passeio começa na Barra da Tijuca, trecho que divide a Zona Sul da Zona Oeste da cidade. Em plena Avenida das Américas, a principal do bairro, uma impressionante construção chama a atenção: a Cidade das Artes, o maior centro cultural do Rio. O prédio, que levou dez anos pra ficar pronto, foi construído para abrigar a Cidade da Música, mas ganhou novo nome e proposta ao ser inaugurado em 2003. É um (imenso) marco arquitetônico da capital, idealizado pelo francês Christian Portzamparc – o que já justifica o passeio. Melhor ainda se você puder curtir a intensa programação, que tem apresentações musicais, cinema, teatro e exposições.

Casa do Pontal

A rota segue em direção ao Recreio dos Bandeirantes. Dentro de uma reserva ecológica, a Casa do Pontal guarda um dos maiores acervos de arte popular do país. São 8,5 mil obras de mais de 200 artistas, expostas em galerias temáticas – as peças, que começaram a ser reunidas na década de 1940 pelo francês Jacques van de Beuque, estão em excelente estado de conservação.

Prainha

Prainha: uma das mais lindas da cidade

Prainha: uma das mais lindas da cidade

A próxima parada tem ares de paraíso, o que se percebe antes mesmo de chegar lá. A partir do mirante, na Avenida Estado da Guanabara, você avista uma praia com mar limpíssimo, ondas fortes e muita Mata Atlântica preservada. Na orla da Prainha, uma das mais lindas da cidade, quiosques e restaurantes, no canto direito, também oferecem vista panorâmica.

Sítio Roberto Burle Marx

O roteiro termina na Barra de Guaratiba, no sítio onde Roberto Burle Marx (1909-1994) viveu até sua morte. O local, com mais de 3 mil espécies de plantas, serviu de laboratório para o famoso paisagista. Na visita guiada (é preciso agendar) você conhece, além dos jardins, a residência (com mobiliário original e coleções de arte) e a capela de 1681.

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.
Comentários Facebook
Comentários Wordpress

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com