MMTGapnet
Europa África do Sul América do Norte América Central & Caribe América do Sul Nacional
Acompanhe:
Categorias
  • Destino x Destino
  • Dvida do Viajante
  • Raio x dos Passeios
  • Roteiro Perfeito em
  • Dicas de Concierge
Dúvida do viajante: que vacinas preciso tomar antes de embarcar para o exterior?
ago/12
02
Compartilhe
  • Enviar para um Amigo
  • Imprimir

Antes de viajar para o exterior, é importante verificar as vacinas exigidas no destino – e, às vezes, até nos países em que se vai fazer conexão. Mesmo que sua carteira de vacinação esteja em dia, a carteirinha nacional não vale: é preciso ter isso comprovado no Certificado
Internacional de Vacinação e Profilaxia, que tem o selo da Organização Mundial de Saúde. Para obter o certificado, leve os comprovantes de imunização e um documento com foto a um Centro de Orientação ao Viajante da Anvisa (os endereços, nos principais aeroportos do país e em zonas de fronteira, podem ser conferidos aqui). Veja outras dicas:

Vacina de febre Amarela, a exigência mais comum

Como a Organização Mundial de Saúde lista o Brasil entre as nações em que há risco de contágio da doença, muitos países da América Latina, da Ásia e da África exigem que viajantes brasileiros (ou que embarcaram no Brasil) estejam imunizados. No caso de países com alta ocorrência de contágio – Angola, Congo, Guiana Francesa e São Tomé e Príncipe, entre outros –, pede-se o certificado aos viajantes que chegam de qualquer lugar do mundo. A lista completa da OMS de países que exigem a vacina pode ser consultada aqui.
Lembre-se: a vacina de febre amarela é válida por 10 anos e precisa ser tomada pelo menos 10 dias antes da viagem. A relação dos postos de imunização está disponível no site da Anvisa e a vacina pode ser aplicada a partir dos nove meses de idade.

Para quem vai para EUA e Europa, não custa se vacinar contra sarampo

Com o rápido crescimento de casos de sarampo registrados nos EUA e na Europa em meados de 2011, a Anvisa recomendou aos viajantes brasileiros ainda não imunizados que tomassem a vacina contra a doença antes de embarcar. Quem já foi imunizado na infância ou outro momento não precisa se preocupar: está protegido por toda a vida. Veja mais detalhes nesse post.

De olho em eventos e casos específicos

Além das recomendações da OMS, os países podem fazer suas próprias exigências aos viajantes que pretendem entrar em seu território. Na Arábia Saudita, por exemplo, a imunização contra meningite é obrigatória para quem visita o país no período do Hajj, a peregrinação a Meca.

Fonte de consulta

O site www.vacunas.org (em espanhol) é uma boa fonte para saber as vacinas exigidas – e também as recomendadas – em cada país. Na Tailândia, por exemplo, além da vacina contra febre amarela obrigatória para brasileiros, é recomendável a imunização contra Hepatite A e
Febre Tifoide. Já para entrar nos Estados Unidos e principais destinos europeus não há exigências.
Em caso de dúvida, consulte a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária):
www.anvisa.gov.br, 0800-61-1997

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.
Comentários Facebook
Comentários Wordpress
4 respostas a Dúvida do viajante: que vacinas preciso tomar antes de embarcar para o exterior?
  1. Dalton disse:

    BION I’m imrsspeed! Cool post!

  2. Vau disse:

    Muito interessante o assunto. Mas minha reclamação são essas dores. Quando enfrentei uma crise de lombalgia, o médico me falou desse colchão terapêutico . Alguém daqui já usou? Parece que melhora até insonia.

    -

  3. BEATRIZ CARDOSO disse:

    NO RIO DE JANEIRO ONDE TEM A ANVISA?
    ESTAREI INDO A VARIAS ILHAS NO CARIBE E PRECISO TOMAR VACINA CONTRA FEBRE AMARELA OU OUTRAS DOENÇAS TAMBÉM, POIS NÃO POSSUO MINHA CARTEIRA NACIONAL

    • Equipe MMTGapnet disse:

      Oi Beatriz, a relação atualizada de postos de vacinação e procedimentos para obter o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia está neste link do site da Anvisa. Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com