MMTGapnet
Europa África do Sul América do Norte América Central & Caribe América do Sul Nacional
Acompanhe:
Categorias
  • Destino x Destino
  • Dvida do Viajante
  • Raio x dos Passeios
  • Roteiro Perfeito em
  • Dicas de Concierge
Dúvida do viajante: que documentos preciso para entrar nas ilhas do Caribe?
ago/12
17
Compartilhe
  • Enviar para um Amigo
  • Imprimir

Quando a viagem é para o Caribe, quase todo mundo imagina a mesma cena: longas faixas de areia branca, mar de um azul-transparente, drinques coloridos, ritmos como salsa e merengue. Mas assim como cada destino tem suas particularidades, as exigências de documentação mudam de ilha para ilha – afinal, elas fazem parte de diferentes países. Confira os documentos necessários para cada viagem:

Aruba, Curaçao e St Maarten

Essas ilhas são territórios autônomos do Reino dos Países Baixos – no caso de St Maarten, apenas uma parte, pois a ilha é dividida em duas (o outro lado, St Martin, faz parte do território ultramarino francês). Mas a mesma regra vale para todas: brasileiros em viagens de até 30 dias não precisam de visto – basta o passaporte ser válido durante a estadia do turista. A permanência máximo no conjunto das ilhas é de 90 dias ao longo do ano. O Reino dos Países Baixos tem embaixada em Brasília e consulados em São Paulo e no Rio de Janeiro. A França tem embaixada em Brasília e consulados em São Paulo e no Rio de Janeiro

Bahamas

Não há necessidade de visto para brasileiros em viagens de até 14 dias – uma vez no país, é possível pleitear uma prorrogação para até três meses de permanência. A ilha exige apresentação do certificado internacional de vacinação contra febre amarela (leia sobre vacinas aqui) e um passaporte válido durante o período da estadia do turista no país. Não há representação consular no Brasil.

Barbados

O país mais oriental do Caribe não exige visto para viagens a lazer de até três meses. Mas é preciso apresentar o comprovante internacional de vacinação contra a febre amarela (leia sobre vacinas aqui), assim como o passaporte válido durante a estadia. Barbados tem embaixada em Brasília (tel 61/3526-8310).

Cuba

Para viagens a turismo, é preciso solicitar uma permissão no consulado cubano, apresentando passaporte com validade mínima de seis meses (a contar da data da viagem), comprovante das passagens de ida e volta (com, no máximo, 30 dias de permanência, embora seja possível solicitar uma extensão de mais 30 dias já em Cuba) e pagamento da taxa consular. É possível fazer o pedido por correio: basta enviar uma cópia do passaporte e das passagens, mais o comprovante de pagamento da taxa e um envelope com o endereço preenchido para receber a documentação de volta. O país exige, além disso, o certificado de vacina de febre amarela internacional (leia sobre vacinas aqui) e seguro com cobertura de gastos médicos durante a viagem. Para mais informações, consulte o Setor Consular da Embaixada de Cuba em Brasília ou o Consulado Geral de Cuba em São Paulo (tel. 11/3873-2800).

Jamaica

Para quem viaja a Montego Bay e outros destinos na Jamaica, não há necessidade de visto para turismo, desde que a permanência não ultrapasse 30 dias. O país exige, também, o comprovante internacional da vacina de febre amarela (leia sobre vacinas aqui). Há consulados da Jamaica em São Paulo e no Rio de Janeiro.

República Dominicana

Turistas não precisam tirar visto para visitar Punta Cana e outros destinos dominicanos, mas o passaporte deve estar válido durante todo o período de permanência no país. Na chegada, ainda no aeroporto, é preciso obter uma autorização (por uma taxa de dez dólares). A República Dominicana tem embaixada em Brasília (tel. 61/3248-1405) e consulados em São Paulo e no Rio de Janeiro (21/2553-3003).

San Andrés

Não há necessidade de visto para estadias de até 90 dias na ilha colombiana. Brasileiros sem passaporte também não precisam se preocupar: podem viajar apenas com o RG (desde que emitido há, no máximo, dez anos). A embaixada colombiana fica em Brasília (61/3226-8997) e o Consulado Geral, em São Paulo.

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.
Comentários Facebook
Comentários Wordpress
55 respostas a Dúvida do viajante: que documentos preciso para entrar nas ilhas do Caribe?
  1. carolina Pires disse:

    Boa noite,
    Vou viajar com a minha família em novembro e iremos realizar um cruzeiro pela RoyalCaribeann, onde vamos descer nos portos de Labadee, Falmouth e Cozumel. Irei com meu filho , que na epoca terá 01 ano e 2 meses. O passaporte dele foi tirado em abril/2017, com vencimento para abril/2018. Existe algum problema pela validade do passaporte?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com