MMTGapnet
Europa África do Sul América do Norte América Central & Caribe América do Sul Nacional
Acompanhe:
Categorias
  • Destino x Destino
  • Dvida do Viajante
  • Raio x dos Passeios
  • Roteiro Perfeito em
  • Dicas de Concierge
Dúvida do Viajante: qual é a documentação necessária para fazer um cruzeiro?
mar/15
09
Compartilhe
  • Enviar para um Amigo
  • Imprimir

Em cruzeiros internacionais, é preciso saber quais países incluídos no roteiro exigem visto

Embarcar em um navio ou em um avião exige praticamente o mesmo tipo de documentação. A diferença do cruzeiro é que será preciso, antes de comprar a viagem, listar todos países por onde o navio vai passar e a nação onde fica o porto de embarque e desembarque para providenciar os documentos e vistos necessários. Um resumo dessas exigências está a seguir.

No Brasil
Para navegar dentro Brasil, basta apresentar um desses documentos: carteira de identidade original, carteira de motorista válida e com foto, passaporte válido ou carteiras profissionais com foto. Cópias dos documentos autenticadas não são aceitas. Para menores de 12 anos viajando com os pais, é preciso tanto a carteira de identidade quanto a certidão de nascimento. Se apenas um dos pais acompanhar o menor, será necessário providenciar uma autorização por escrito, com firma reconhecida e em duas vias, do pai ou da mãe que não viaja. Se nenhum dos pais estiver presente, é preciso uma autorização da Vara da Infância e da Juventude.

Visto americano é necessário para embarcar em portos como Miami ou Fort Lauderdale

No Mercosul
Para viajar pelos países do Mercosul ou associados é possível embarcar tanto com o passaporte (com no mínimo seis meses de validade) quanto com a carteira de identidade original (emitida no máximo 10 anos antes do embarque). Nesse caso, não são aceitas as carteiras profissionais e nem a de motorista. Para os menores de 18 anos, é preciso estar atento a uma regrinha especial: para embarcar com o modelo novo de passaporte (de capa azul), é obrigatório portar também a carteira de identidade, para comprovar os nomes dos pais, que não constam no modelo de passaporte atual. Os menores desacompanhados devem ter autorização oficial assinada pelo pai e pela mãe, com firma reconhecida em cartório, em duas vias.

No resto do mundo
Fora da América do Sul, quase sempre é preciso ter um passaporte com validade mínima de seis meses. Também entra em cena a questão dos vistos. Ao fechar um cruzeiro, é preciso se informar sobre a regra de cada país por onde a navio vai passar, a começar pelo porto de embarque. A base de lançamento para os cruzeiros pelo Caribe costuma ser os Estados Unidos, que exige visto de cidadãos brasileiros. Outros países que exigem visto são a Austrália, o Japão e os Emirados meios para se manter durante a viagem.renda de lançamento para os cruzeiros pelo Caribe costuma ser os Estados Unidos, que exigeÁrabes, por exemplo. Já em viagens pela Europa, basta ter um seguro saúde com cobertura mínima de 30 mil euros e comprovante de meios econômicos para se manter durante a viagem. Por fim, o viajante deve se informar sobre vacinas obrigatórias (na Nova Zelândia, por exemplo, brasileiros precisam apresentar o certificado de vacinação contra a febre amarela).


Vacinas e questões de saúde
Depois do visto, será necessário verificar a exigência de vacinas por parte dos destinos a visitar. Outro tema que merece cuidado é o embarque de gestantes. Para mulheres grávidas, em geral o embarque é permitido até a 24ª  semana de gestação, desde que apresente um atestado médico indicando o estágio da gravidez e boas condições de saúde para viajar. Algumas armadoras também exigem certificados médicos para o embarque de bebês com menos de um ano, e estabelecem uma idade mínima para que eles possam viajar. 

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.
Comentários Facebook
Comentários Wordpress

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com