MMTGapnet
Europa África do Sul América do Norte América Central & Caribe América do Sul Nacional
Acompanhe:
Categorias
  • Destino x Destino
  • Dvida do Viajante
  • Raio x dos Passeios
  • Roteiro Perfeito em
  • Dicas de Concierge
Dúvida do viajante: como levar dinheiro para o exterior? cartões de crédito
out/12
01
Compartilhe
  • Enviar para um Amigo
  • Imprimir

Temido por alguns, abusado por outros – mas uma mão na roda se usado com cuidado –, o cartão de crédito gera muitas dúvidas nos viajantes. Quais são as taxas e impostos envolvidos em cada transação? Qual câmbio é usado na conversão para o real? Pode ser usado em saques?

Fique ligado nas nossas dicas para entender as vantagens e desvantagens do dinheiro de plástico.

Como funciona?

Da mesma maneira que funciona por aqui: Você faz a compra, passa o cartão e só paga na data do vencimento da fatura. A maior diferença é que no exterior não tem essa de parcelar a compra, sem juros, já no estabelecimento – como acontece no Brasil. Atenção: antes de viajar, é preciso ligar para a administradora do cartão e pedir para liberar o uso no(s) país(es) que for visitar. Do contrário, ele pode ser bloqueado e te deixar na mão.

Posso sacar dinheiro com meu cartão de crédito?

Sim. Mas tome cuidado, porque não vai sair barato. Sacar dinheiro do crédito é fazer um empréstimo, em que você paga juros diários a partir da data do saque até o fechamento da fatura. Além disso, há as taxas pelo uso do caixa eletrônico e tarifas extras cobradas pelos bancos no Brasil, geralmente bem salgadas.

Prós

- Comodidade: são aceitos em muitos estabelecimentos de praticamente qualquer lugar do mundo, e você não precisa fazer transações de câmbio antes de viajar.

- Crédito: mesmo que você não tenha o dinheiro na sua conta naquele momento, pode usar o cartão de acordo com seu limite – e conciliar o vencimento da fatura com o dia em que recebe o salário, por exemplo.

- Segurança: em caso de perda ou roubo, basta ligar para a administradora do cartão e ele será bloqueado e reposto.

- Compensações: os cartões de crédito normalmente são associados a um programa de recompensas, em que seus gastos são convertidos em pontos – que por sua vez podem ser usados como milhas em companhias aéreas, diárias de locadoras de carros ou trocados por produtos. Além disso, cartões de padrão mais elevado dão direito a serviços especiais, como salas VIP em aeroportos, concierge (para compra de ingressos, por exemplo) e seguro.

Contras

- Custos: em viagens ao exterior, é a forma de pagamento que sai mais cara. O IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros) é de 6,38% sobre o valor de cada compra, contra os 0,38% que incide sobre as transações nos cartões pré-pagos, compra de moeda e cartões de débito. – Instabilidade: a oscilação cambial pode gerar surpresas. A conversão não é feita no dia da compra, e sim na data do fechamento da fatura (e diferenças entre a data do fechamento e do pagamento são compensadas, para mais ou para menos, na fatura do mês seguinte). Ou seja, você não sabe, ao passar o cartão, qual vai ser o custo de fato. Claro que isso pode ser bom – se houver desvalorização da moeda em relação ao real, o valor cobrado será menor do que você esperava.

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.
Comentários Facebook
Comentários Wordpress
Uma resposta a Dúvida do viajante: como levar dinheiro para o exterior? cartões de crédito
  1. Michael Teixeira disse:

    Você trabalha como afiliado de produtos digitais ?.
    Aceitaria um desafio para ver como vender mais sem precisar investir ?.
    Clique no meu nome para ver este Desafio !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com