MMTGapnet
Europa África do Sul América do Norte América Central & Caribe América do Sul Nacional
Acompanhe:
Categorias
  • Destino x Destino
  • Dvida do Viajante
  • Raio x dos Passeios
  • Roteiro Perfeito em
  • Dicas de Concierge
Croácia ou Grécia?
nov/14
12
Compartilhe
  • Enviar para um Amigo
  • Imprimir

A pitoresca vila de Oia, em Santorini, na Grécia

Os motivos para escolher Grécia ou Croácia como destino para o próximo verão europeu são bem parecidos: praias perfeitas, garantia de bom tempo, mar cristalino e calminho, boa comida e o peso da história. Mas, à beira do Mediterrâneo (que vai mudando de nome conforme a região: Adriático, Egeu, Jônico…), esses dois países têm estilos bastante diferentes, além de marcas históricas e culturais inconfundíveis. Qual dos dois é seu número? Veja a seguir:

 

As capitais

Atenas, a capital grega, foi um dos berços da civilização ocidental e preserva as marcas desse passado de glória em pleno centro da cidade. A Acrópole, com seus templos majestosos, coroa a cidade de mais de 3 milhões de habitantes e é uma atração que merece posição de destaque na lista de “lugares para conhecer antes de morrer”. Completam o arsenal ateniense dois museus imperdíveis  – o de antropologia e o da Acrópole – além de bairros históricos forrados de mármore e fechados para automóveis onde enfileiram-se restaurantes, bares e lojinhas.

 

Já Zagreb, a capital croata, não é necessariamente a porta de entrada do país para viajantes. A grande maioria dos turistas voa direto para Dubrovnik, a mais bela cidade do país, cujo centro histórico é abraçado por uma muralha de mais de 2 quilômetros. Ainda que Zagreb tenha um centro cativante e vida noturna agitada, é em Dubrovnik que você vai saciar a sede de cultura, transitando por ruas de mármore ladeadas de casarões que foram inteiramente restaurados depois da guerra civil (que desmembrou a Iugoslávia nos anos 1990).

 

As ilhas imperdíveis

Conhecer todas as ilhas gregas e croatas é tarefa para, no mínimo, uma vida. A Grécia conta com mais de 3 mil (140 delas inabitadas), enquanto a Croácia reúne mais de mil (66 inabitadas). Se você tem uma semana, o melhor a fazer é escolher uma ou duas para curtir com calma. Com mais tempo, vá acrescentando aos poucos, sem querer abraçar o mundo.

 

O pôr do sol nos moinhos de Mykonos

O mais famoso dos arquipélagos gregos é o das ilhas Cíclades. Entre elas, a mais célebre é Santorini, com seu inconfundível semblante vulcânico cravejado de casinhas brancas e cúpulas coloridas. Mykonos é outra grande estrela, com seus moinhos, casinhas brancas de portas coloridas e praias de areia branca – e clima de balada. Outros grandes nomes são Creta, Rodes, Ios, Paros, Corfu…

 

 

O charme croata em Hvar

Areia fofinha é coisa rara na Croácia, onde a maioria das praias é de pedrinhas – que conferem brilho e transparência extra à cor do mar, de tom esmeralda. (Sabedoria croata: leve um sapatinho de neoprene para evitar a “massagem”.) As ilhas croatas mais famosas são Hvar, a queridinha do jetset, e sua vizinha Vis, mais montanhosa e com jeitão hippie-chic. Mas há quem prefira lugares como a festeira Pag, ou Brac, point de windsurfe e kitesurfe.

História

As maravilhas da Grécia Antiga não se restringem a Atenas. Ruínas e sítios arqueológicos de peso se distribuem por todo o país. Sempre haverá uma porção de história na programação pelas ilhas Cíclades, em Creta ou na península do Peloponeso, na Grécia continental.

 

A inigualável Dubrovnik, na Croácia

Além de Dubrovnik, a Croácia tem ruínas romanas em Pula, ao norte, e uma cidade fortificada na ilha de Korcula, ao sul, além de muitos outros monumentos espalhados pelo país. Isso sem contar as marcas de sua história recente, ainda vivas – inclusive na memória da população. Em Dubrovnik, um museu homenageia as pessoas que morreram defendendo a cidade dos ataques sérvios e conta um pouco sobre esse triste período da história contemporânea europeia.

Gastronomia

Os dois países produzem ótimos vinhos e orgulham-se de seus rótulos brancos e tintos. Em ambas as cozinhas, por motivos óbvios, destacam-se os peixes e frutos do mar: farte-se de lula, polvo e peixe fresco. Entre os pratos típicos, a Grécia lista a moussaka (uma lasanha de berinjela com molho bechamel), souvkali (espetinho de carne) e saladas com queijo feta. Os croatas comem muito goulash e pratos à base de cordeiro e pato, acompanhados de batatas assadas ou massa. Também se orgulham de seu ótimo presunto e de seus embutidos.

 

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.
Comentários Facebook
Comentários Wordpress
Uma resposta a Croácia ou Grécia?
  1. RodrigoBig disse:

    Hello. I have checked your midiammtgapnet.com.br and i see you’ve got some duplicate content so probably it is the reason that you
    don’t rank high in google. But you can fix this issue fast.
    There is a tool that creates articles like human, just search in google:
    miftolo’s tools

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com