MMTGapnet
Europa África do Sul América do Norte América Central & Caribe América do Sul Nacional
Acompanhe:
Categorias
  • Destino x Destino
  • Dvida do Viajante
  • Raio x dos Passeios
  • Roteiro Perfeito em
  • Dicas de Concierge
Destino X Destino Alentejo ou Algarve?
jun/15
12
Compartilhe
  • Enviar para um Amigo
  • Imprimir

Praia da Rocha, em Portimão: paisagem típica do Algarve

No extremo sul de Portugal, o Algarve é o pedaço mais badalado do litoral do país, onde as praias banhadas pelo Atlântico são mais quentes que no resto do país (até o mar é um pouco mais morno). Pontilhado de hotéis de luxo e grandes resorts, é o destino de férias de muitos europeus do norte (ingleses, alemães etc.) em busca de um lugar ao sol.

 

O Algarve faz fronteira com o Alentejo, uma vasta planície árida que ocupa grande parte do interior de Portugal. Em meio a campos de oliveiras, vinhedos e fazendas, a roça portuguesa esconde alguns dos vilarejos mais charmosos do país. Alentejo ou Algarve? Veja a seguir o que cada um tem de melhor:

 

Acesso

Centrinho de Albufeira

O Algarve conta com um aeroporto internacional, em Faro. Um voo de Lisboa até lá leva 45 minutos. Mas também é possível percorrer tranquilamente de carro os 280 quilômetros que separam a capital portuguesa do extremo sul do país. As estradas de Portugal são excelentes e pouco movimentadas. A viagem de Lisboa até Évora (130 quilômetros), porta de entrada do Alentejo, leva pouco mais de uma hora por autopista.

 

Principal Cidade

Faro, a capital do Algarve, tem 40 mil habitantes – sendo que um quarto da população é formada por estudantes universitários. A cidade tem uma marina elegante, bons parques e o mais bem-conservado centro histórico da região. Cercado por muralhas, ele é repleto de casarões dos séculos XVIII e XIX à beira-mar. Nos arredores de Faro, o Parque Natural da Ria Formosa tem dunas, lagoas e praias.

 

Monsaraz: um dos segredos do Alentejo

Évora, capital do Alentejo, é outra importante cidade universitária no sul do país, com 50 mil habitantes. A presença dos estudantes dá vida ao centro histórico feito de casinhas brancas, sempre com os contornos das janelas e as portas pintadas de verde, azul e amarelo. Tem uma das atrações mais inusitadas da região: a capela dos ossos, na igreja de São Francisco, com paredes feitas de esqueletos humanos.

 

 

 

Atrações

Em geral, a principal intenção de quem viaja ao Algarve é passar as férias na praia sem grandes preocupações. O melhor trecho do litoral de Portugal tem praias banhadas por um mar esverdeado e cristalino, e muitas praias escoltadas por falésias e formações rochosas. Entre as principais cidades – Faro, Albufeira, Portimão, Lagos e Sagres – há tanto praias urbanizadas (como em Albufeira) quanto parques nacionais com faixas de areia desertas. Outra vocação do Algarve – prioridade número um de muita gente que viaja para a região – é o golfe. Há vários lugares para praticar o esporte, com infraestrutura profissional e vistas arrebatadoras dos campos.

 

Paisagem Alentejana

Já no Alentejo, uma viagem típica passa por escolher algumas bases estratégicas – Évora e algumas cidades menores – e, além de curtir a vida pacata e a boa mesa dos vilarejos, circular pelos povoados dos arredores, que parecem parados no tempo. Beja, Estremoz, Marvão e Monsaraz estão entre os favoritos.

 

 

 

 

 

Hospedagem

O Algarve é conhecido por seus grandes resorts à beira-mar, alguns deles extremamente luxuosos e equipados com campos de golfe. A grande estrela é o Vila Joya, em Albufeira, cujo restaurante homônimo é considerado o melhor de Portugal (e o 22º do mundo na prestigiosa lista da revista britânica Restaurant).

 

Já no Alentejo vale a política do menos é mais: a melhor pedida é se alojar em uma discreta pousada de charme, de preferência instalada em um casarão centenário restaurado e bem decorado.

 

Gastronomia

Ambas as regiões conquistam os visitantes pelo estômago. Carne de cordeiro e porco regadas a bons vinhos são os grandes trunfos do Alentejo. No Algarve, a grande pedida são os pratos à base de frutos do mar.

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.
Comentários Facebook
Comentários Wordpress

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com