MMTGapnet
Europa África do Sul América do Norte América Central & Caribe América do Sul Nacional
Acompanhe:
Categorias
  • Destino x Destino
  • Dvida do Viajante
  • Raio x dos Passeios
  • Roteiro Perfeito em
  • Dicas de Concierge
Córsega, no sul da França: o melhor da capital Ajaccio
nov/17
13
Compartilhe
  • Enviar para um Amigo
  • Imprimir
Rue du Cardinal Fesch, no centro: lojas, restaurantes e cafés

Rue du Cardinal Fesch, no centro: lojas, restaurantes e cafés

Ilha da Beleza. É assim que a Córsega, a quarta maior ilha do Mar Mediterrâneo, é conhecida. A apenas três horas de voo de Paris, é território francês desde 1769 – antes a Córsega pertencia à Itália, o que deixou marcas nos nomes de ruas e cidades, no sotaque e até na gastronomia. Sua natureza é linda e preservada e suas praias, dignas de Caribe. É um destino completo, que conta com charmosos vilarejos debruçados sobre o mar, o deserto de Agriates (o único da Europa), sítios arqueológicos e reservas tombadas como patrimônio da UNESCO. A Córsega é dividida em dois departamentos, a Alta Córsega e Córsega do Sul. Ao planejar uma viagem pra lá, nem pense em visitar apenas um deles: alugue um carro e percorra a ilha inteira para encontrar uma surpresa a cada curva. Boa ideia pra você começar a viagem: a capital Ajaccio, no Sul. Veja, a seguir, o que o lugar tem de melhor.

Terra de Napoleão

Ajaccio é a terra de Napoleão Bonaparte, que nasceu ali em agosto de 1769. E a figura do imperador é lembrada em todos os cantos. O aeroporto da cidade, o maior da Córsega, leva seu nome, assim como a principal rua do centro antigo e uma de suas principais avenidas. Também há monumentos com sua imagem em toda a parte, e a casa onde ele nasceu e viveu está aberta para visitas – ela virou o Museu Nacional da Casa Bonaparte, na rua Saint Charles, no Centro. No mesmo bairro, o Palais Fesch também guarda acervo sobre a vida da mais simbólica figura da França.

A pé pelo Centro

Tanto a Casa como o Palais Fesch são paradas obrigatórias de uma caminhada pelo Centro – o segundo é a casa onde viveu o cardeal Fesch, tio de Napoleão, agora Museu de Belas Artes com uma impressionante coleção de pintura italiana que, na França, perde apenas para a do Louvre. Ele fica na Rue du Cardinal Fesch, a mais famosa do Centro, que começa em outra atração da cidade, a Place Foch. No mesmo bairro vale conhecer também a movimentada Place de Gaulle, a Cidadela murada (do século 16) e a catedral.

O Caribe é logo ali

Vista das paradisíacas Ilhas Sanguinaires

Vista das paradisíacas Ilhas Sanguinaires

Parece exagero, mas não é. Você vai se encantar com a cor do mar em muitos pontos da Córsega, e vai acabar entendendo porque os franceses costumam dizer que têm um Caribe pra chamar de seu. Para conhecê-lo, a partir de Ajaccio, você pode fazer um passeio até as paradisíacas Ilhas Sanguinaires, a poucos quilômetros da costa, onde dá pra fazer mergulho. Ou seguir até a linda praia Mare et Sole, a 28 quilômetros dali.

Os eventos

Ajaccio, capital da Córsega

Ajaccio, capital da Córsega

A cidade se movimenta durante o verão europeu. Em agosto, mês de aniversário de Napoleão, os chamados Dias Napoleônicos têm desfiles, encenações e outras tantas apresentações que remetem à figura do imperador. Também nessa época, entre julho e agosto, as noites de sexta-feira têm comércio aberto até mais tarde, e as ruas do centro ganham shows musicais e espetáculos de teatro. Em dezembro, a atração é a Feira da Castanha, festa gastronômica que recebe produtores de alimentos (como queijo, mel e, claro, castanhas), artesãos e artistas de toda a Córsega.

Consulte seu agente de viagens e peça pelos pacotes da MMTGapnet.
Comentários Facebook
Comentários Wordpress

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

*

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com